Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

    Compartilhe

    MMoraes
    Piloto Oficial GRIDLFS
    Piloto Oficial GRIDLFS

    Número de Mensagens : 744
    Idade : 32
    Pontos : 2878
    Data de inscrição : 03/04/2010

    Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

    Mensagem por MMoraes em 03/08/10, 10:20 pm

    Túnel que anda ou metrô voador?

    O “túnel móvel” inova e empolga exatamente por usar um espaço urbano
    até então inútil como forma de diminuir os congestionamentos nas grandes
    cidades. Como é praticamente impossível ampliar as ruas para acomodar
    mais carros, assim como é caro construir uma malha viária para metrôs, o
    projeto faz uso das áreas verticais das estradas.



    Fonte: China Hush
    Com cerca de 6 metros de altura e um espaço vazado em sua base, o
    ônibus-conceito permite que outros veículos de até 2 metros passem por
    dentro dele. Grosso modo, seria como um tipo de metrô de superfície, mas
    suspenso. Isso faz com que ele simplesmente não interfira com o
    trânsito, já que ele estará passando por cima de tudo isso.
    Pode parecer estranho e até mesmo bizarro, mas é uma ideia que
    realmente faz sentido. Quantas vezes você não desejou que aquele ônibus
    parado à sua frente desaparecesse para que você pudesse passar? Pois
    agora você pode, já que o coletivo ficou apenas um pouco mais alto.
    Para que isso aconteça, o túnel móvel utiliza um sistema de trilhos
    que acompanha as ruas paralelamente. Com isso ele não atrapalha o
    tráfego dos demais carros e pode transitar com mais liberdade, podendo
    chegar até 40 quilômetros por hora.

    Evitando acidentes
    Porém, como fazer para evitar que motoristas se aproximem demais das
    “paredes” do “ônibus-túnel”? Para impedir que qualquer acidente de
    percurso aconteça, a empresa que desenvolveu o projeto propõe a
    instalação de sensores que captam a aproximação indevida de qualquer
    veículo. Quando isso acontece, um alerta é emitido pedindo para que se
    afaste.

    Além disso, existem barras de segurança por todo o trecho que o
    ônibus-conceito percorre, mantendo os demais automóveis a uma distância
    segura das pareces do túnel. Essas traves também funcionam como uma
    barreira para veículos que ultrapassem a altura máxima, os quais também
    são avisados por um painel traseiro ativado por um sensor de distância.


    Comodidade para os passageiros
    O que você acharia de fazer uma viagem a uma distância de
    aproximadamente 4 metros do chão? Pois é exatamente isso que o projeto
    propõe, já que para permitir que os carros passem por baixo dele, é
    preciso levar os passageiros às alturas.
    O funcionamento de embarque e desembarque é bastante parecido com o
    que já acontece com os sistemas de metrô, em que as pessoas esperam em
    determinados terminais até a chegada do veículo. A diferença está na
    localização desses pontos, já que em vez de descer, a pessoa tem de
    subir na plataforma de embarque.
    O interior do ônibus-conceito também é semelhante ao padrão já
    utilizado no transporte coletivo atual, com assentos laterais para a
    comodidade de um maior número de passageiros. Contudo, a diferença está
    na quantidade de gente, já que o projeto visa acomodar cerca de 300
    pessoas por vagão, ou 1200 em todo o veículo.

    Transporte verde
    Além das questões de trânsito, outra grande questão que preocupa
    urbanistas e ambientalistas é a emissão de poluentes na atmosfera. Pois o
    projeto de túnel-móvel também está atento a isso.



    Fonte: China News
    O ônibus utiliza energia totalmente limpa para se locomover. Da mesma
    forma que alguns trens já fazem, o novo conceito também utiliza
    eletricidade para realizar suas viagens. Além disso, todos os postes
    presentes no trajeto do veículo são equipados com painéis de energia
    solar, o que toda tudo ainda mais ecologicamente correto.
    Porém, a economia não se trata apenas de combustível, mas atinge
    também um nível econômico e influencia diretamente o próprio
    desenvolvimento das cidades que adotarem esse novo sistema de transporte
    público.
    Segundo a empresa que desenvolveu o conceito, a realização do projeto
    é 10% mais barata do que a criação de novas linhas de metrô, já que não
    é preciso nenhuma obra grandiosa na estrutura da cidade. Isso faz com
    que os gastos sejam diminuídos, além de diminuir ainda mais possíveis
    complicações de trânsito.

    Saindo do papel
    Ao contrário da maioria dos conceitos já apresentada, o ônibus-túnel
    está prestes a sair do papel e a virar realidade. Estima-se que até o
    final de 2010, cerca de 40 quilômetros de vias adaptadas sejam criadas
    em Pequim, na China.
    Segundo informações divulgadas, esse trecho seria apenas um pequeno
    pedaço de um projeto que visa construir um trajeto de 186 quilômetros
    para o novo veículo. Por outro lado, não há nenhuma menção em relação à
    utilização de um sistema semelhante em outros países.


    _________________

    *Tuti*Tuti*Tuti**Tuti*Tuti*Tuti*

    Rodrigo Cascaes
    Piloto Profissional
    Piloto Profissional

    Número de Mensagens : 464
    Idade : 39
    Pontos : 518
    Data de inscrição : 16/07/2009

    Re: Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

    Mensagem por Rodrigo Cascaes em 05/08/10, 10:01 pm

    Cara, nao entendi isso.

    TJ
    Piloto Profissional
    Piloto Profissional

    Número de Mensagens : 224
    Idade : 26
    Pontos : 228
    Data de inscrição : 21/09/2009

    Re: Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

    Mensagem por TJ em 06/08/10, 10:22 am

    É meio estranho mesmo... nem li, mas acho q eh tipo um onibus q anda sobre os carros...

    as pessas vao ali no 2o andar... xD

    Conteúdo patrocinado

    Re: Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:32 am


      Data/hora atual: 07/12/16, 07:32 am