GRIDLFS

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


3 participantes

    Logitech G25

    GRIDLFS
    GRIDLFS
    Administrador
    Administrador


    Número de Mensagens : 15
    Pontos : 13
    Data de inscrição : 01/12/2008

    Logitech G25 Empty Logitech G25

    Mensagem por GRIDLFS 02/12/08, 05:13 pm

    Introdução


    Muitos fabricantes de controladores de jogos para computadores do mundo inteiro oferecem uma grande variedade destes produtos que lotam as prateleiras das lojas especializadas. Mas quais deles possuem realmente boa qualidade? Em minha opinião são bem poucos. A maioria são relativamente baratos, com a maior parte dos componentes projetadas em plástico tornando-os bonitos para os olhos e atraentes para o bolso. Eles procuram atingir o maior numero de compradores, os gamers ocasionais onde a maior preocupação é com a diversão.

    Felizmente, existem algumas companhias que reconhecem a existência de gamers para quem o termo “o de mais alta qualidade” é uma parte importante de seu hobby favorito. Estes gamers gastam centenas de dólares em processadores e placas de vídeo apenas para jogar um game de 40 dólares. Foi pensando nestas pessoas que a Logitech desenvolveu o volante G25.

    Logo de inicio por um impulso fiquei comparando o G25 com meu volante antigo o Momo Racing. Assim como a maioria dos amigos aqui, possui o volante Momo Racing, vou fazer uma rápida comparação inicial e no visual entre eles:



    Volante:

    O diâmetro do aro do volante do Momo tem 23cm enquanto o G25 tem 27cm.
    O Momo tem uma pegada maior que o G25, mesmo assim o G25 é bem confortável.

    Pedais:

    A base dos pedais é muito maior no G25, e bem mais pesado peso. Os pedais do Momo são inteiramente de plástico, enquanto que no G25 são de metal.
    A carga de força a ser aplicada nos pedais do G25 e bem diferente que as do Momo.
    Só no visual já se pode notar que houve grande progresso no desenvolvimento dos pedais do G25.

    Cambio:

    Enquanto a do Momo é presa ao volante, a do G25 foi projetada em uma peça separada, é sem duvida muito melhor.


    O G25

    O meu G25 chegou em uma caixa atrativa e resistente coberta com belíssimas fotos. O interessante, e que a caixa é menor e mais pesada do que a caixa do Logitech MOMO. Dentro da caixa eu encontrei o volante, a unidade de cambio, a fonte de alimentação (agora é uma caixa menor que fica longe da tomada), a base dos pedais, Cd de instalação, e manual de instruções para instalação.

    O volante


    O volante, este enche os olhos pela beleza e qualidade de acabamento. Todo em aço inox escovado com o aro coberto de legitimo couro é tudo que o piloto virtual gostaria de apreciar e usar e claro. À direita e a esquerda está um par de botões, bem ao alcance dos polegares. Outra coisa que realmente chama a atenção é o peso. A qualidade aqui é proporcional ao peso sem duvidas.

    O visual do volante lembra bem os carros de turismo, bem diferente do visual do Momo que lembra um F1, com o centro do volante coberto por botões. Particularmente achei agradável e limpo o volante com apenas dois botões. È inevitável que muitos inicialmente vão reclamar devido ao numero reduzido de botões no volante do G25, na unidade de cambio existem mais oito. Acho que isso é uma questão de habito, logo estaremos acostumados ao novo layout do volante. As alças atrás do volante para mudança de marcha (borboletas) são de aço inox. Quando é acionada não faz nenhum ruído (click), diferente das do Momo. O cheiro de couro novo do volante é agradavelmente forte, lembra o interior em couro dos carros novos.

    Além dos 900º que o Momo não possuía o grande diferencial do volante do G25 esta em seu interior. Agora a Logitech colocou dois motores atuando juntos para transmitir as sensações do “Force Feedback”, o que proporciona grande prazer em guiar o carro. Ao mesmo tempo que é suave reage com firmeza em outros. Claro que estas sensações vão depender do modo que você vai configurar o seu G25. Além disso, o volante do G25 não tem um eixo preso a mancais como é o volante do Momo. No G25 o volante é preso a um grande rolamento metálico que na parte de trás também é fixado a uma grande engrenagem onde estão posicionados os pinhões dos motores. Nesta engrenagem também estão colocadas duas pequenas molas que servem para evitar trancos muito violentos e possíveis sensações de folga. A ausência de eixo e mancais deve acabar de vez com as folgas existentes no Momo. Além de deixar o conjunto muito mais resistente. Um verdadeiro show dos projetistas da Logitech.

    O cambio do G25 vem em uma peça separada do volante. A haste e de metal cromado com a bola e a proteção revestidas em couro. Ele pode funcionar como seqüencial ou grelha (H). Nas duas opções as mudanças são precisas. Suas peças internas (imagens) são bem projetadas e muito resistentes. Eu particularmente gosto de usar as borboletas, mas concordo que pra ter mais realidade na simulação é essencial o uso da alavanca.

    No painel do cambio temos também mais oito botões que podem ser configurados a gosto do freguês. Além de um dispositivo chaveado do tipo “Gamepad”, além da chave que muda o tipo de mudança da haste. Basta apertar a bola para baixo e girar a chave para mudar o modo de engate das marchas.

    Os pedais




    No visual os pedais são maravilhosos, sua base é maior que a do Momo e mais pesada também. A explicação é simples todas as peças articuladas dos mesmos são em metal, e as pedaleiras são de aço inox escovado. Os pedais são absolutamente precisos sem aquela folga conhecida do Momo, provocada pelo sistema de molas do tipo “Helicoidal” com funcionamento por torção, implantadas ao eixo dos pedais, que são fabricados em plástico assim como os mancais. No caso do pedal do acelerador é mais critica, pois só existe uma mola em um dos lados o que acelera o desgaste do eixo e mancal na outra extremidade do eixo. No pedal de freio existem duas molas, mas de tensão diferentes, que provoca o mesmo problema, só que menos acentuado. Isso tudo, provoca a folga dos pedais que se transforma em leituras imprecisas dos potenciômetros.



    No G25 o projeto foi totalmente mudado. Além das peças serem em metal as molas são do tipo “Helicoidal” alojadas em um cilindro do tipo pistão, com funcionamento por compressão, posicionadas na perpendicular ao ângulo do pedal. Este sistema é usado pela totalidade de fabricantes dos melhores pedais da praça. O esforço e aplicado a mola e ao eixo do pedal que agora é de metal. O movimento do pedal desloca uma pequena engrenagem ligada a outra que tem em seu eixo a própria haste do potenciômetro, este também é totalmente novo, bem parecido com os do MSFF (veja as imagens). Isso deve por fim aos eternos erros de leituras causados pela folga dos eixos do Momo.

    Cada uma das molas dos três pedais possui uma força de trabalho ou compressão. Isso quer dizer que pra cada pedal é necessário uma força diferente para que ele se desloque. O acelerador é o mais suave, depois o da embreagem. O pedal do freio é o mais duro, necessitando bastante força para acioná-lo. Isso é muito bom, pois propiciam freadas bem precisas, dificultando o travamento das rodas.

    Outra coisa interessante nos pedais, é que o conjunto de cada pedal é independente do outro. Isso proporciona aos mais corajosos ou por necessidade, a retirada dos mesmos da base original (imagens). Assim, o piloto pode fixá-lo em qualquer outra superfície ou posição. Inclusive no formato superior, onde os pedais são colocados na parte de cima dos pés. Isso é bem legal, tendo em vista que sua base ficou bem maior que a do Momo e algumas pessoas possuem cockpits que foram projetados para o Momo onde a base dos pedais do G25 não vai caber.

    Profile


    O CD de instalação do G25 é bem parecido ao do Momo, só que em uma versão especifica, as diferenças são a calibragem da embreagem, dos botões do cambio e ajuste do ângulo de trabalho do volante. Os outros ajustes são iguais.



    Conclusão


    Devido ao seu excelente projeto e por conter peças razoavelmente robustas o pro duto final deve ter uma longa vida útil. Fiquei contente em adquirir o G25 apesar do preço bastante alto ainda. É um excelente volante propicia muito prazer em pilotar. O volante e os pedais são precisos, o cambio vai satisfazer muitos que gostam deste tipo de acessório. Não acredito que o G25 terá mesmo uma edição limitada. Acredito que em breve todos nos aqui da VVR estaremos pilotando com o G25.

    Gostaria de salientar que o G25 não é o melhor dos volantes do mercado, existem muitos melhores que ele, vocês sabem. Mas o considero o melhor para uso domiciliar, colocando os da ECCI e outros em outro patamar, que podem funcionar mais prolongadamente como é o caso das Lanhouses. Isso não quer dizer que vamos deixar de sonhar com eles...hehehe. Mas quem é que tem U$2.000,00 para aplicar no seu hobby?

    Bom pessoal, como disse no inicio deste review, não tenho a pretensão de que ele seja um review definitivo sobre o Logitech G25. Ele é simplesmente um retrato da minha opinião sobre o produto, e ela pode ser bem diferente de alguns de vocês.

    *retirado do site VVR Online.
    Link original: http://www.vvronline.com/modules.php?name=Reviews&op=show&rid=13



    Em breve fotos e vídeos!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por Convidad 10/02/09, 02:37 pm

    esse volante e uma maravilha
    cheers
    Thiago Carvalho
    Thiago Carvalho
    Chefe de Equipe
    Chefe de Equipe


    Número de Mensagens : 1352
    Idade : 35
    Pontos : 1455
    Data de inscrição : 21/12/2008

    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por Thiago Carvalho 10/02/09, 02:45 pm

    eh ,esse aih soh falta vir com piloto automatico...
    pra quem tem q sorte de ter um, parabens mesmo, deve ser o melhor q se tem por aí

    infelizmente pra nossa realidade aki o preço eh bem inacessivel à maioria...e aos q tem são poucos q podem comprar assim de uma hora pra outra hehe

    mas eh isso, to satisfeito com meu dfp, mas q o g25 n deve nem se comparar, isso com ctza...keria pelo menos os 3 pedais pra usar a embreagem no pedal e nao no botao aki hehe
    jorge alberto
    jorge alberto
    Piloto Oficial GRIDLFS
    Piloto Oficial GRIDLFS


    Número de Mensagens : 877
    Idade : 71
    Pontos : 964
    Data de inscrição : 05/01/2009

    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por jorge alberto 10/02/09, 06:58 pm

    eu sempre quiz ter um volante assim !!!! :cyclops: :cyclops: kkkkkkkk. e fod... a porca miseria. eu sonho um dia ter um troço destes, talvez quando me aposentar e receber meus fabulosos 350 reais por mes, eu consiga comprar um, kkkkkkk. mesmo sem nunca ter visto um g25 da pra ter uma ideia de quanto fabuloso é o bicho. ainda mais depois de usar um leaderbosta por quase 3 anos, kkkkkk.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por Convidad 12/02/09, 09:48 am

    qdo e vi pela primeira vez no mercado livre........ foi paixão a primeira vista.... mto bonito!!!! mto completo!! e eu nem tinha usado nenhum outro volante.... mas sempre tive vontade.... e qdo eu vi... falei: "um dia eu vou comprar um pra mim."

    meu pc tah mto venho... ta dando trabalho pra usar algumas coisa, alem de ter q dividir com os meus irmãos.... e resolvi juntar dinheiro pra comprar um pc bboooooooooooommm pra mim.... e não ter mais q dividir..... juntei.... juntei.....

    tava com uma boa grana..... dava pra comprar um... mas não um bom como eu queria..... ia faltar dinheiro..... ai começei a ver uns videos do GTR...... do Rfactor..... e do LFS... e vi as ligas brasileiras de cada um deles..... e tive a ideia: "como não vai dar pra eu comprar um pc bom agora... vou usar esse dinheiro com um volante.... e me divertir com as ligas...."

    demorou pra conseguir um com um bom preço.... mas consegui.. foi o meu presente de aniversario pra mim... hehhhheehhe

    ele eh mto bom mesmo..... estou desde inicio de agosto de 2008 com o volante e LFS (principalmente)..... e melhorei mto desde a epoca q jogava com o teclado... hehheehhe

    hj ainda estou sem um bom pc..... mas já emcomendei um +/- só pra não precisar dividir com os meus irmões......

    sei q poderia ter comprado um pc mto melhor se não tivesse comprado o G25..... mas não me arrependo nenhum pouco de ter comprado.....

    e recomendo a todo para q passem um ano economizando um dinheiro pra comprar um g25.... eh dificil.. mas tentem.... vale a pena.....

    falow......
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por Convidad 12/02/09, 11:06 am

    Quem sabe sabe, quem não sabe, bate palma!!! cheers Very Happy



    - A funny movie is a click away
    Thiago Carvalho
    Thiago Carvalho
    Chefe de Equipe
    Chefe de Equipe


    Número de Mensagens : 1352
    Idade : 35
    Pontos : 1455
    Data de inscrição : 21/12/2008

    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por Thiago Carvalho 12/02/09, 12:45 pm

    Paulista escreveu:Quem sabe sabe, quem não sabe, bate palma!!! cheers Very Happy


    ou então "quem pode, pode" neh paulista hehe

    Conteúdo patrocinado


    Logitech G25 Empty Re: Logitech G25

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/03/24, 03:25 pm