Túnel que anda ou metrô voador?
O “túnel móvel” inova e empolga exatamente por usar um espaço urbano
até então inútil como forma de diminuir os congestionamentos nas grandes
cidades. Como é praticamente impossível ampliar as ruas para acomodar
mais carros, assim como é caro construir uma malha viária para metrôs, o
projeto faz uso das áreas verticais das estradas.
Fonte: China Hush
Com cerca de 6 metros de altura e um espaço vazado em sua base, o
ônibus-conceito permite que outros veículos de até 2 metros passem por
dentro dele. Grosso modo, seria como um tipo de metrô de superfície, mas
suspenso. Isso faz com que ele simplesmente não interfira com o
trânsito, já que ele estará passando por cima de tudo isso.
Pode parecer estranho e até mesmo bizarro, mas é uma ideia que
realmente faz sentido. Quantas vezes você não desejou que aquele ônibus
parado à sua frente desaparecesse para que você pudesse passar? Pois
agora você pode, já que o coletivo ficou apenas um pouco mais alto.
Para que isso aconteça, o túnel móvel utiliza um sistema de trilhos
que acompanha as ruas paralelamente. Com isso ele não atrapalha o
tráfego dos demais carros e pode transitar com mais liberdade, podendo
chegar até 40 quilômetros por hora.
Evitando acidentes
Porém, como fazer para evitar que motoristas se aproximem demais das
“paredes” do “ônibus-túnel”? Para impedir que qualquer acidente de
percurso aconteça, a empresa que desenvolveu o projeto propõe a
instalação de sensores que captam a aproximação indevida de qualquer
veículo. Quando isso acontece, um alerta é emitido pedindo para que se
afaste.
Além disso, existem barras de segurança por todo o trecho que o
ônibus-conceito percorre, mantendo os demais automóveis a uma distância
segura das pareces do túnel. Essas traves também funcionam como uma
barreira para veículos que ultrapassem a altura máxima, os quais também
são avisados por um painel traseiro ativado por um sensor de distância.
Comodidade para os passageiros
O que você acharia de fazer uma viagem a uma distância de
aproximadamente 4 metros do chão? Pois é exatamente isso que o projeto
propõe, já que para permitir que os carros passem por baixo dele, é
preciso levar os passageiros às alturas.
O funcionamento de embarque e desembarque é bastante parecido com o
que já acontece com os sistemas de metrô, em que as pessoas esperam em
determinados terminais até a chegada do veículo. A diferença está na
localização desses pontos, já que em vez de descer, a pessoa tem de
subir na plataforma de embarque.
O interior do ônibus-conceito também é semelhante ao padrão já
utilizado no transporte coletivo atual, com assentos laterais para a
comodidade de um maior número de passageiros. Contudo, a diferença está
na quantidade de gente, já que o projeto visa acomodar cerca de 300
pessoas por vagão, ou 1200 em todo o veículo.
Transporte verde
Além das questões de trânsito, outra grande questão que preocupa
urbanistas e ambientalistas é a emissão de poluentes na atmosfera. Pois o
projeto de túnel-móvel também está atento a isso.
Fonte: China News
O ônibus utiliza energia totalmente limpa para se locomover. Da mesma
forma que alguns trens já fazem, o novo conceito também utiliza
eletricidade para realizar suas viagens. Além disso, todos os postes
presentes no trajeto do veículo são equipados com painéis de energia
solar, o que toda tudo ainda mais ecologicamente correto.
Porém, a economia não se trata apenas de combustível, mas atinge
também um nível econômico e influencia diretamente o próprio
desenvolvimento das cidades que adotarem esse novo sistema de transporte
público.
Segundo a empresa que desenvolveu o conceito, a realização do projeto
é 10% mais barata do que a criação de novas linhas de metrô, já que não
é preciso nenhuma obra grandiosa na estrutura da cidade. Isso faz com
que os gastos sejam diminuídos, além de diminuir ainda mais possíveis
complicações de trânsito.
Saindo do papel
Ao contrário da maioria dos conceitos já apresentada, o ônibus-túnel
está prestes a sair do papel e a virar realidade. Estima-se que até o
final de 2010, cerca de 40 quilômetros de vias adaptadas sejam criadas
em Pequim, na China.
Segundo informações divulgadas, esse trecho seria apenas um pequeno
pedaço de um projeto que visa construir um trajeto de 186 quilômetros
para o novo veículo. Por outro lado, não há nenhuma menção em relação à
utilização de um sistema semelhante em outros países.
O “túnel móvel” inova e empolga exatamente por usar um espaço urbano
até então inútil como forma de diminuir os congestionamentos nas grandes
cidades. Como é praticamente impossível ampliar as ruas para acomodar
mais carros, assim como é caro construir uma malha viária para metrôs, o
projeto faz uso das áreas verticais das estradas.
Fonte: China Hush
Com cerca de 6 metros de altura e um espaço vazado em sua base, o
ônibus-conceito permite que outros veículos de até 2 metros passem por
dentro dele. Grosso modo, seria como um tipo de metrô de superfície, mas
suspenso. Isso faz com que ele simplesmente não interfira com o
trânsito, já que ele estará passando por cima de tudo isso.
Pode parecer estranho e até mesmo bizarro, mas é uma ideia que
realmente faz sentido. Quantas vezes você não desejou que aquele ônibus
parado à sua frente desaparecesse para que você pudesse passar? Pois
agora você pode, já que o coletivo ficou apenas um pouco mais alto.
Para que isso aconteça, o túnel móvel utiliza um sistema de trilhos
que acompanha as ruas paralelamente. Com isso ele não atrapalha o
tráfego dos demais carros e pode transitar com mais liberdade, podendo
chegar até 40 quilômetros por hora.
Evitando acidentes
Porém, como fazer para evitar que motoristas se aproximem demais das
“paredes” do “ônibus-túnel”? Para impedir que qualquer acidente de
percurso aconteça, a empresa que desenvolveu o projeto propõe a
instalação de sensores que captam a aproximação indevida de qualquer
veículo. Quando isso acontece, um alerta é emitido pedindo para que se
afaste.
Além disso, existem barras de segurança por todo o trecho que o
ônibus-conceito percorre, mantendo os demais automóveis a uma distância
segura das pareces do túnel. Essas traves também funcionam como uma
barreira para veículos que ultrapassem a altura máxima, os quais também
são avisados por um painel traseiro ativado por um sensor de distância.
Comodidade para os passageiros
O que você acharia de fazer uma viagem a uma distância de
aproximadamente 4 metros do chão? Pois é exatamente isso que o projeto
propõe, já que para permitir que os carros passem por baixo dele, é
preciso levar os passageiros às alturas.
O funcionamento de embarque e desembarque é bastante parecido com o
que já acontece com os sistemas de metrô, em que as pessoas esperam em
determinados terminais até a chegada do veículo. A diferença está na
localização desses pontos, já que em vez de descer, a pessoa tem de
subir na plataforma de embarque.
O interior do ônibus-conceito também é semelhante ao padrão já
utilizado no transporte coletivo atual, com assentos laterais para a
comodidade de um maior número de passageiros. Contudo, a diferença está
na quantidade de gente, já que o projeto visa acomodar cerca de 300
pessoas por vagão, ou 1200 em todo o veículo.
Transporte verde
Além das questões de trânsito, outra grande questão que preocupa
urbanistas e ambientalistas é a emissão de poluentes na atmosfera. Pois o
projeto de túnel-móvel também está atento a isso.
Fonte: China News
O ônibus utiliza energia totalmente limpa para se locomover. Da mesma
forma que alguns trens já fazem, o novo conceito também utiliza
eletricidade para realizar suas viagens. Além disso, todos os postes
presentes no trajeto do veículo são equipados com painéis de energia
solar, o que toda tudo ainda mais ecologicamente correto.
Porém, a economia não se trata apenas de combustível, mas atinge
também um nível econômico e influencia diretamente o próprio
desenvolvimento das cidades que adotarem esse novo sistema de transporte
público.
Segundo a empresa que desenvolveu o conceito, a realização do projeto
é 10% mais barata do que a criação de novas linhas de metrô, já que não
é preciso nenhuma obra grandiosa na estrutura da cidade. Isso faz com
que os gastos sejam diminuídos, além de diminuir ainda mais possíveis
complicações de trânsito.
Saindo do papel
Ao contrário da maioria dos conceitos já apresentada, o ônibus-túnel
está prestes a sair do papel e a virar realidade. Estima-se que até o
final de 2010, cerca de 40 quilômetros de vias adaptadas sejam criadas
em Pequim, na China.
Segundo informações divulgadas, esse trecho seria apenas um pequeno
pedaço de um projeto que visa construir um trajeto de 186 quilômetros
para o novo veículo. Por outro lado, não há nenhuma menção em relação à
utilização de um sistema semelhante em outros países.