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    [INTRODUÇÃO] Exclusivamente para pilotos virtuais

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    [INTRODUÇÃO] Exclusivamente para pilotos virtuais Empty [INTRODUÇÃO] Exclusivamente para pilotos virtuais

    Mensagem por Convidad 28/03/09, 03:01 pm

    [INTRODUÇÃO] Exclusivamente para pilotos virtuais Eagle67

    INTRODUÇÃO

    Para dar as pessoas um fundamento de como preparar um carro de corridas, nós precisamos saber de alguns fatos básicos.
    O que significa cada uma das opções do setup?
    O que eles fazem?
    Como eles complementam um ao outro?
    Abaixo, temos uma avaliação dos parâmetros menos compreendidos de ajuste de um carro de competição, e como eles afetam o controle do carro.

    Aqui, você encontrará DICAS e SUGESTÕES de como obter melhores resultados com seu carro através de informações sobre os principais ajustes e da abordagem de técnicas de pilotagem, e não FÓRMULAS MÁGICAS que farão o seu carro invencível. Você terá que ter muita paciência e dedicação em treinos para conseguir colocá-las em prática.
    As técnicas de pilotagem foram baseadas em textos de livros e revistas especializadas de automobilismo. Portanto, as análises e sugestões aqui apresentadas terão como base a configuração do jogo sem NENHUMA AJUDA LIGADA, e a utilização de um volante, que tornam o jogo muito mais próximo à experiência real de pilotagem (usuários de teclado/joystick e/ou de alguma das referidas ajudas terão que adaptar algumas informações à sua maneira preferida de jogar).

    Vale ainda ressaltar que os inúmeros setups disponíveis na Internet só surtirão o efeito esperado se você realizar o MESMO tipo de condução que o seu criador original e utilizar um carro com as mesmas configurações de potência, fator de aderência e peso
    Há um problema final, o fator humano. Seu carro pode fazer uma curva constante suavemente, mas curvas são raramente constantes, eles normalmente são levados a frear ou acelerar, ou esterçar o volante em quantidades diferentes.
    Até mesmo você também não é constante. O modo que você dirige em um circuito é diferente de todo o mundo. Você freia de um único modo sem igual, gira o volante a um certo ponto, retoma potência diferentemente.
    A velocidade com que você esterça o volante e como áspera ou suavemente você trata o carro, todas estas coisas o fazem sem igual.

    Como o setup de um carro é intimamente influenciado pelo estilo de pilotagem, acreditamos ser de extrema importância um piloto saber fazer ele mesmo este serviço. Negar-se a aprender os fundamentos de ajuste, implicará em nunca ter a possibilidade de competir nos níveis de dificuldade mais altos (e mais realistas).
    Se você é iniciante no jogo, é EXTREMAMENTE aconselhável ler TODO o manual ANTES destas dicas, pois aqui se presume que o piloto já saiba as noções básicas sobre o jogo.
    Qualquer um pode dirigir um carro de carro de competição em alta velocidade. Você entra no cockpit, põe o carro em uma reta e pisa fundo no acelerador até chegar ao giro máximo do motor em sexta marcha. E lá estará você, voando baixo. O problema é que não há muitas pistas constituídas apenas de uma longa reta. Na maioria das pistas, se você correr demais, sua corrida acabará na caixa de brita. É por isso que os pilotos profissionais falam em ser "rápidos" e não simplesmente "velozes" - "rapidez" é a aplicação controlada da velocidade num circuito de corrida. Para dirigir um carro de competição com "rapidez", você precisa de três coisas: Um carro rápido, conhecimento da melhor rota do circuito, habilidade para pilotar o carro em seus limites.
    Mas o que esses itens significam e como eles são obtidos?

    Um carro rápido geralmente tem um motor com potência relativamente alta, baixo arrasto aerodinâmico total e um acerto bem equilibrado de suspensão, conjunto de transmissão e aerofólios aerodinâmicos. Algumas dessas características são definidas pelo projetista e não podem ser alteradas, mas outras podem ser ajustadas pelo piloto de modo a obter o melhor desempenho.

    A melhor trajetória a seguir dentro do circuito é determinada pelo layout das curvas e retas. Porém, um carro rápido seguindo a melhor trajetória no circuito não terá um desempenho muito bom se não for pilotado corretamente e no limite. Este é um conceito importante e significa que é fundamental que você, o piloto, desenvolva seu estilo de pilotagem e o domínio do carro, ao mesmo tempo que aprende como ajustar sua máquina. O ajuste deve ser adequado a seu estilo de pilotagem, da mesma forma que seu estilo deve se adequar ao ajuste. Não existem dois pilotos exatamente iguais e, assim, seus ajustes ideais podem ser diferentes. Além disso, sempre é possível aperfeiçoar seu modo de pilotar ou o ajuste do carro para obter mais velocidade, nem que seja apenas para melhorar o tempo em um milésimo de segundo!

    Descobrir como dirigir seu carro no limite é um processo desafiador e gratificante. Durante freadas, curvas e acelerações, o carro estará sempre prestes a patinar, rodar ou perder tração nas rodas traseiras. De uma maneira geral, o termo para isso é "perder aderência", pois tais ocorrências têm tudo a ver com a aderência do pneu à superfície da pista. Será interessante examinar de forma mais detalhada a questão da aderência dos pneus, uma vez que isso é fundamental para o resto da seção.

    Cada piloto tem suas próprias preferências de pilotagem e ajustes e, assim, um ajuste excelente para um piloto pode não produzir os mesmos resultados para outro.

    Acertar um carro é um exercício de compensações, cada aspecto afeta todos os demais! Lembre que, se você tentar alguma coisa e ela não funcionar, o resultado ainda será positivo, porque, no mínimo, você saberá que aquela solução poderá ser desconsiderada por um processo de eliminação.

    Para o piloto iniciante, o ajuste do carro parecerá muito complexo à primeira vista. Não se preocupe! Aceite o ajuste atual, aprenda a dirigir em velocidade pelos circuitos, depois volte a acertar o carro a seu gosto. Não ajuste mais de um item por vez antes de testar cada um deles numa sessão de treino. Só assim você notará a diferença no desempenho.

    Cada um dos vários circuitos é único, portanto é necessário ajustar seu carro à combinação correta de aerofólios, relações de marchas e balanceamento de freios para cada pista. Estude os traçados e examine com atenção todas as anotações e descrições dos circuitos; isso lhe dará uma indicação do tipo de ajuste de carro necessário, mas não há substituto para a experiência.

    Experimente dar algumas voltas com diferentes ajustes para ter uma idéia de como o carro está se comportando nas curvas e nas retas. Compare seu desempenho com o de outros carros, volte para os boxes, faça novos ajustes e experimente de novo.


    Ps: Texto criado por Luis Carlos, piloto oficial da liga SIM RACE BRASIL
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    [INTRODUÇÃO] Exclusivamente para pilotos virtuais Empty AVALIAÇÃO DINÂMICA DE UM VEÍCULO

    Mensagem por Convidad 31/03/09, 01:21 pm

    AVALIAÇÃO DINÂMICA DE UM VEÍCULO



    Parte do desafio dos
    simuladores de corrida está em saber regular seu carro. O setup dos carros
    varia entre simuladores em termos de dificuldade e número de opções, mas há
    alguns pontos em comum que todos deveriam ter um pouco de conhecimento.
    Familiaridade com os fundamentos abaixo é essencial para desenvolver ajustes
    sem levar em consideração seu simulador escolhido.

    Todos os veículos de quatro
    rodas que
    esterçam as rodas dianteiras têm basicamente a mesma dinâmica, um
    Indycar, um Fórmula Um, um carro esporte, um sedan familiar, um
    caminhão de lixo, etc. Nós
    focalizaremos aqui os princípios básicos aplicados em carros de
    corridas.

    Em todos os veículos, a força produzida
    pela fricção dos pneus contra o solo é usada para alterar a velocidade do carro e a sua
    direção.
    Estas alterações são chamadas aceleração, esterçamento, e frenagem.
    Nos carros de corrida modernos, há dois fatores que contribuem com esta força: grip
    mecânico e grip aerodinâmico.

    Para desenvolver um bom carro de corrida,
    temos que desenvolver grip máximo em todas as situações, com um mínimo de arrasto. Isto nos
    beneficiará com velocidades mais elevada nas curvas e retas. Obviamente não
    podemos ter ambos, assim para cada circuito nós precisamos achar a
    combinação ideal entre velocidade em curvas e velocidade
    máxima; em circuitos curtos,
    sinuosos, seremos mais rápidos com um carro que dá prioridade às curvas,
    enquanto em circuitos com longas retas seremos mais rápido com um
    carro que sacrifica as curvas para oferecer maior velocidade máxima nas
    retas.

    Nós também queremos que o carro seja equilibrado para
    facilitar o controle; quer dizer, quando o carro alcançar o limite de
    aderência, pretendemos que os pneus dianteiros e traseiros comecem a
    deslizar ao mesmo tempo, à mesma taxa.
    Se o carro não for equilibrado, ou os
    pneus dianteiros começarem a deslizar primeiro, nós deslizaremos para fora
    da curva, ou os pneus traseiros começarem a deslizar primeiro, o carro
    girará.

    Nós também queremos um carro que perdoe nossos erros. Isso significa que seu comportamento seja previsível e consistente, e
    quando começar a deslizar, que seja progressivo em
    lugar de súbito. Nós gostaríamos que o carro iniciasse a deslizar suavemente,
    com alguma advertência, e deslizasse bastante antes de ficar incontrolável.

    Todos estas coisas requerem negociação. Vamos
    dar
    uma olhada como nós podemos separar os vários fatores modificáveis nas partes
    que afetam
    esterçamento, frenagem, e aceleração, assim podemos ter uma base para
    trabalhar no desenvolvimento do setup de nosso carro de corrida para
    um determinado circuito.
    EQUILÍBRIO


    Quando um carro está fazendo
    uma curva, queremos que seja equilibrado; quer dizer, quando alcançar
    seus limites de
    aderência, queremos que os pneus dianteiros e traseiros comecem a
    deslizar
    ao mesmo tempo, à mesma taxa. Se o carro não for equilibrado, ou se os
    pneus
    dianteiros perderem aderência primeiro, nós deslizaremos para fora da
    curva, ou se os pneus traseiros começarem a deslizar primeiro,
    o carro
    girará.

    Para o carro ser equilibrado, o grip disponível a cada
    eixo deve ser proporcional à porcentagem de peso àquele eixo do carro. Em outras
    palavras, se o carro tiver 60% de seu peso nas rodas
    traseiras, tem que gerar 60% de seu grip nas rodas traseiras.

    Muitos fatores afetam o equilíbrio. Como
    nós vimos, o composto dos pneus pode influenciar o equilíbrio. Uma
    pequena mudança na pressão dos pneus, aumentando ou diminuindo o grip disponível
    naquele eixo do carro, também pode modificar o equilíbrio.
    DIRIGIBILIDADE



    A qualidade mais enganosa em
    setups de carro de corrida é a dirigibilidade. O melhor carro de corridas do mundo não será um bom
    carro de corrida se for imprevisível, ou se seus limites forem bruscos e
    incontroláveis.
    Como discutimos mais cedo, o comportamento deve ser previsível e
    consistente, que no início comece a deslizar
    suavemente com alguma advertência, e que realize um maior deslizamento antes de
    ficar incontrolável.

    Um carro assim será mais fácil
    de pilotar e mais rápido no decorrer de uma corrida inteira, já que o piloto poderá
    pilotar próximo de seu limite máximo uma maior porcentagem do
    tempo. Terá mais tempo para dedicar sua atenção para outras coisas, como os próprios
    oponentes,
    monitorar consumo de combustível e desgaste de pneu, etc. O piloto não estará
    preocupado em reagir a movimentos repentinos do carro usando muito mais esforço mental para manter o carro na pista.
    INTERDEPENDÊNCIA



    Todos estes fatores interagem um com
    o outro. Por exemplo, se
    você aumentar o downforce na dianteira, comprimirá os pneus
    mais fortemente. Isto pode alterar a temperatura dos pneus, ou exigirá uma
    correção para mais câmber negativo. Mudando algum dos fatores que nós revisamos
    causamos outros fatores

    Mude uma coisa de cada vez, e mantenha
    cópias de suas anotações!
    CONCLUSÃO

    Eu espero que você ache útil esta avaliação de dinâmica
    de carro de corrida. Setups de carro de corrida é um assunto
    muito complexo, entretanto os fundamentos não mudaram, sendo adicionado novos
    conhecimentos a todo tempo.

    Ps: Texto criado por Luis Carlos, piloto oficial da liga SIM RACE BRASIL

      Data/hora atual: 26/04/24, 08:38 am