GRIDLFS

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


3 participantes

    significado de Render e Renderização!

    MMoraes
    MMoraes
    Piloto Oficial GRIDLFS
    Piloto Oficial GRIDLFS


    Número de Mensagens : 744
    Idade : 39
    Pontos : 2878
    Data de inscrição : 03/04/2010

    significado de Render e Renderização! Empty significado de Render e Renderização!

    Mensagem por MMoraes 28/04/10, 05:22 pm

    Motivo desse poste, que alguns aqui no forum não sabe o significado de Render e Renderização!
    vamos la!

    O que significa a palavra Render? Quem sabe já tentou explicar o significado da palavra Renderização? Esse é um desafio interessante! Apesar de utilizar esses termos diariamente, muitos profissionais e usuários não sabem explicar o seu significado ou até mesmo compreender o que acontece nesse processo.

    Caso isso nunca tenha acontecido com você, se prepare! Logo você vai estar em uma mesa de reuniões tentando explicar aos seus clientes o que é “renderização” (Isso se você quiser trabalhar a sério com 3d).

    Não saber o que é renderização é perfeitamente normal, mas explicar o processo pode ser uma tarefa complexa, principalmente se a pessoa não está acostumada. Esse é um jargão técnico de quem trabalha na área de computação gráfica e 3d.

    Depois de fazer uma breve pesquisa é possível encontrar o significado da palavra Render. Um dos seus significados é “acabamento”. Caso a pesquisa se estenda um pouco mais, vamos perceber que o termo Render não é exclusivo da computação gráfica. Ele é aplicado em outras áreas, como a ilustração e design gráfico.

    Mas e como explicar para uma pessoa leiga?

    Para simplificar o processo, geralmente eu descrevo o render ou ato de renderizar como sendo o processo em que geramos uma imagem simulando condições reais. Quando os modelos e cenários 3d são construídos, tudo é gerado usando arames e superfícies, o chamado Wireframe. Essa estrutura em arame não serve para alguns propósitos do 3d. Já pensou tentar vender uma perspectiva de um prédio só em arame? Até profissionais treinados teriam dificuldade em visualizar o modelo! Sem falar da dificuldade em perceber a volumetria.

    O Render entra exatamente para finalizar o Wireframe. Nesse acabamento são considerados vários aspectos, como a projeção dos raios luminosos, materiais e simulação das superfícies entre outros. Esse é o último passo de um trabalho em 3d e onde uma boa parte da “mágica” acontece!

    Agora eles já sabem, o que mais é necessário?

    Além de explicar o conceito, pode ser uma tarefa muito difícil explicar para os leigos que o render é em alguns casos a parte mais demorada de uma produção em 3d. Dependendo da situação pode até demorar mais que a fase de modelagem e configuração dos cenários, ainda mais se o objetivo do trabalho for uma animação.

    Alguns imagens com Acabamentos:

    significado de Render e Renderização! 08_lancer_evo
    significado de Render e Renderização! 09camaro
    significado de Render e Renderização! 09challenger
    significado de Render e Renderização! 470V
    significado de Render e Renderização! 1011biggt2
    significado de Render e Renderização! 1026bigwn6
    significado de Render e Renderização! 1038bigro5
    significado de Render e Renderização! 2006-Chevrolet-Corvette-Z06-Stock-Corvettes-1600x1200
    significado de Render e Renderização! Moto-render
    avatar
    Convidad
    Convidado


    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por Convidad 28/04/10, 06:01 pm

    significado de Render e Renderização! Owned001

    isso quer dizer que Renderização pode ser "acabamendo" de uma imagem ?
    como essa:
    significado de Render e Renderização! OgAAANwY2FyTWTDfbrktf1N0yFe-ndXxRTNcxXNiVcm92WoAdTWr4xCmY6DAKSIYZyzYcnnZ3zbLkrlAn_cBZfny3AMAm1T1UOR-G4NLKjOd7FKhUgyvppJTIy9H

    ou a finalização de um projeto passando de wireframe (3d) para uma imagem solida do objeto ?
    como essa aqui:
    significado de Render e Renderização! Xfrnightwalkers
    MMoraes
    MMoraes
    Piloto Oficial GRIDLFS
    Piloto Oficial GRIDLFS


    Número de Mensagens : 744
    Idade : 39
    Pontos : 2878
    Data de inscrição : 03/04/2010

    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por MMoraes 28/04/10, 06:13 pm

    são as 2 coisas, so que o acabamento e tirar o fnd de uma imagem e dar o acabemento na mesma.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por Convidad 28/04/10, 06:20 pm

    uhn... tenso Shocked

    nem sabia vei hehe, vlw ai pela explicação
    diegocoilcoil
    diegocoilcoil
    Piloto Amador
    Piloto Amador


    Número de Mensagens : 48
    Idade : 36
    Pontos : 63
    Data de inscrição : 03/11/2009

    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por diegocoilcoil 28/04/10, 09:06 pm

    mto bem explicado....

    apesar de não trabalhar com 3D (coisa q eu não acharia nd ruim.... adoraria)..... gosto mto..... e de vezes em quando faço algumas coisinhas.... e realmente os termos Render e Rendenização não são faceis de explicar ao cliente que possui pouco conhecimento no 3D.....

    apesar de não ser bom com o ingles.... no final do video q o Juliao postou aqui https://gridlfs.forumbrasil.net/assuntos-diversos-f7/pantural-faz-mmorais-ficar-no-chinelo-t1420.htm#10895 da pra ter uma ideia de qdo a Rendenização pode ser demorada.....
    diegocoilcoil
    diegocoilcoil
    Piloto Amador
    Piloto Amador


    Número de Mensagens : 48
    Idade : 36
    Pontos : 63
    Data de inscrição : 03/11/2009

    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por diegocoilcoil 28/04/10, 09:15 pm

    vi a descrição do video.... e la tem as informações....

    a ANIMAÇÃO foi trabalhada em 5 dias..... o cara passou 5 dias na frente do pc fazendo os objetos se mover da formar q ele queria....

    e a Rendenização durou 110 dias...... deixou o computador dele fazendo os calculos durante 110 dias.....
    avatar
    Convidad
    Convidado


    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por Convidad 28/04/10, 10:01 pm

    putz, eu aqui ja demoro quase 10 horas pra fazer uma simples imagem , imagina o cara fazer um "filme" desses ai!! eu ia morrer sem ver o video pronto kkkk
    diegocoilcoil
    diegocoilcoil
    Piloto Amador
    Piloto Amador


    Número de Mensagens : 48
    Idade : 36
    Pontos : 63
    Data de inscrição : 03/11/2009

    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por diegocoilcoil 28/04/10, 10:55 pm

    nem me fale sobre tempo..... eu mesmo qdo quero fazer uns render mais elaborados... eu faço uns teste em miniaturas (160x120) ou menor pra ter uma ideia de como vai ficar. Só depois faço um grande e deixo o pc ligado de noite.

    Qdo vou fazer video.... ai penso em um periodo bem grande q vou usar pouco o pc e deixo ele la..... eheheheheh
    avatar
    Convidad
    Convidado


    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por Convidad 29/04/10, 12:58 am

    hehehe, ta certo.
    nunca fiz video, mais antigamente ( mes passado ) eu fazia pequeno e depois metia logo um render gigante, maior que meu munitor kkkkkk

    hj por exemplo, fiz 1 que num tinha nem chão , pra motagem, e levou a penas 1:30 Rolling Eyes
    Rodrigo Cascaes
    Rodrigo Cascaes
    Piloto Profissional
    Piloto Profissional


    Número de Mensagens : 464
    Idade : 46
    Pontos : 518
    Data de inscrição : 16/07/2009

    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por Rodrigo Cascaes 30/04/10, 09:45 am

    Bom, não sou da area 3D mas posso tentar contribuir, já que renderização provem do ingles render e em teoria esta palavra nao existe, mas de tanto utilizar provavelmente ela irá aparecer no dicionario daqui a pouco.

    EI Juniox, qual é mesmo o nome da figura de linguagem que pega uma palavra em ingles e cria uma palavra em portugues?

    E segundo alguns dicionarios render é:
    n 1 retribuição. 2 primeira mão de reboco. • vt 1 retribuir, restituir, devolver. 2 entregar-se, capitular. 3 dar, conferir, pagar, suprir. he rendered his thanks to him / ele lhe agradeceu, ofereceu os seus agradecimentos. 4 apresentar, submeter. 5 reproduzir, exprimir, representar, interpretar. 6 traduzir, verter. 7 prestar (favor, homenagem, serviços, etc.). 8 tornar, fazer com que. 9 rebocar (uma parede). 10 derreter (banha). to render back devolver, restituir. to render down derreter para purificar (banha). to render good services prestar bons serviços. to render into traduzir para. to render up a) dizer uma prece. b) capitular, entregar.

    O que posso dizer que quando meu irmao trabalha algum processo no 3dmax ele leva um bom tempo no Mac dele para renderizar a bagaça, então eu deduzo que seria o processo utilizado para transformar algo poligonal - 3D ou 2D - em uma figura comum ao mundo em que vivemos, ou nao!

    devaneios a parte acho que era isso.

    No wikipedia tem um artigo bem interessante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Renderiza%C3%A7%C3%A3o

    Conteúdo patrocinado


    significado de Render e Renderização! Empty Re: significado de Render e Renderização!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/03/24, 04:22 am