Como comemorar o 16º título do mundial de construtores na Formula 1? A
resposta para a Ferrari é fazer um carro que transmita toda a sua
herança e aprendizado das pistas de corrida para que pessoas “comuns”
possam usufrui-las nas ruas.
.
O ponto de partida para este carro foi uma mistura da já bem sucedida
430 Scuderia com seu motor V8 de 510 cavalos de potência e 47,9 kgfm de
torque, com a carroceria da F430 Spider. Apresentada durante a festa de
encerramento de final de ano da Ferrari em 2008, denominada “Finali
Mondialli” a Ferrari 430 Scuderia Spider 16M é o carro conversível mais
rápido já produzido pela Ferrari (incluindo a lendária F50 na lista).
Analisando estes simples aspectos podemos perceber que este é um carro
mais do que especial, a Ferrari limitou a sua produção em apenas 499
unidades para todo o mundo e direcionou a 16M para os clientes que
buscam exclusividade junto com o imenso prazer de dirigir.
.
A transmissão é a F1 Superfast2 que troca as marchas em 60
milisegundos sendo 6 marchas para frente mais a Ré, associada ao motor
V8 a 16M acelera de 0-100Km/h em apenas 3.7 segundos e atinge 315Km/h de
velocidade final, tudo isso graças também a redução de peso de 80Kg em
relação a F430 Spider.
.
Para o Brasil a concessionária oficial trouxe apenas 2 unidades da
16M, ambas possuem a mesma configuração que vocês podem ver nas fotos.
Para nossa sorte uma dessas unidades está em Curitiba e foi vista por
nós neste sábado e pudemos registra-la muito bem, ao contrário dos
flagras que tínhamos até então. Eu tinha visto ela no começo do ano em
São Paulo e como eu sempre falo é outra coisa ver o carro rodando na
rua, esse carro é simplesmente de outro mundo.
.
Gostaria de agradecer a atenção do dono que nos mostrou o carro que
também nos falou que o carro era muito silencioso em baixa antes de
abrir a válvula do escapamento, então para solucionar o “problema”
resolveu colocar um escapamento Tubi Style nela (como é possível ver em
uma das fotos), confesso que o ronco ficou lindo!
.
Bonus: Sequência da abertura da capota
Creditos: BLOGCTBA