GP (Gran Prix) para PCs. A série inventou diversas opções que hoje em dia são itens obrigatórios em qualquer simulador baseado na categoria, além disso, seus inúmeros fãs fazem questão de ressaltar que foi (e ainda é) a melhor série de simuladores de Formula 1:
GP 1
A primeira versão da série GP foi lançada em 1992 pela MicroPose. Na época, a maioria dos jogos baseados na categoria eram desenvolvidos para os consoles e havia muita similaridade entre eles tanto pela jogablidade quanto pelos gráficos.
Quando GP chegou aos PCs, o impacto foi enorme, uma vez que o jogo foi o segundo (Indy 550 foi o primeiro) a apresentar gráficos 3D, além de excelentes reproduções dos circuitos de Fórmula 1. Devido a este fato, o game foi um dos pioneiros a proporcionar uma “corrida” em busca de um computador com uma boa configuração para rodar o jogo.
As inovações de GP foram o grande atrativo do game. Não somente os gráficos poligonais eram a novidade do jogo, os replays instantâneos também faziam um enorme sucesso. O game possibilitava soltar o diretor que existem em você e fazer belas tomadas de acidentes ou ultrapassagens durante as corridas. O que também agradava eram os ajustes dos carros, pois estes faziam uma enorme diferença no desempenho de sua máquina nas provas. Portanto se você entendia do assunto, levava vantagem contra seus adversários.
O que também impressionava em GP eram os detalhes aplicados no game. Além de milésimos de segundo decidirem uma corrida, os carros sofriam com desgaste dos pneus e ficavam mais leves conforme o combustível do seu tanque de gasolina diminuía. As paradas nos boxes poderiam ser programadas como no esporte de verdade e as estratégias de corrida funcionavam.
Mas como todo bom game GP teve os seus fiascos, o maior deles é a falta de licença da categoria que acarretou em carros genéricos com pilotos desconhecidos. Além disso, seus adversários eram pouco competitivos, portanto ganhar uma corrida largando nas ultimas filas não era uma tarefa tão complicada.
O jogo até hoje é lembrado com carinho, principalmente pelos fãs de Formula 1, que fazem questão de afirmar que GP foi um marco nos simuladores da categoria.
GP 2
Lançado em 1994, a continuação do clássico simulador de Formula 1 trouxe como grande novidade o licenciamento da categoria. Todos os atuais pilotos e equipes estavam a disposição para que pudessem ser escolhidos, exceto Ayrton Senna e Roland Ratzenberger (como forma de respeito, uma vez que os dois pilotos faleceram naquele ano).
Mas GP 2 não possuia apenas a licenca da FIA como novidade, um outro exemplo são os gráficos que foram muito bem reformulados e conseguiam passar uma sensação de realismo maior do que seu antecessor. Os diversos ângulos de câmera também era um atrativo aos fãs menos exigentes, pois a visão externa do carro era muito mais prática do que a visão de dentro do cockpit. Lógico que, devido as limitações tecnológicas da época, ainda estavam longe de serem proximos das pistas de verdade.
As famosas personalizações continuaram e foram aperfeiçoadas. A nova versão permitia desligar e ligar alguns ajustes automáticos como: controle de tração, freios e suspensão. Vale lembrar que hoje em dia praticamente todos os grandes jogos de corrida possuem estas opções.
Ainda sobre a parte mecânica do game, vale lembrar que GP 2 foi o primeiro game a adotar falhas mecânicas e outros problemas comuns aos carros de Fórmula 1 da época. Se você forçasse muito o motor, cambio ou até mesmo a suspensão, isso poderia acarretar em um problema ao longo da corrida, sendo necessário até mesmo abandonar a prova. Acha injusto? Diga isso aos fãs da categoria que adoraram esta idéia.
O grande problema de GP 2 é em relação a falta de uma bandeira preta para punir irregularidades durante as corridas. Você poderia simplesmente atirar seu carro contra seus adversários que não sofreria alguma punicao. E caso você resolvesse cortar caminho em alguma chicane ou em uma curva fechada, seu carro era “penalizado” com uma desaceleração por um determinado tempo.
O jogo não era tão pesado comparado ao seu antecessor e as máquinas da época, mas fez com que muita gente “turbinasse” suas máquinas para que pudessem ter um melhor rendimento gráfico no jogo.
GP 3
Até hoje é considerado o melhor game da série e muitos se atrevem a dizer que foi o melhor simulador de Formula 1 já desenvolvido. Isso é claro juntando a época em que foi lançado e o poder tecnológico do momento.
Apesar de ter sido lançado em 2000, o game traz a temporada de 1998 sem a presença de Villeneuve (campeão da temporada anterior) devido a problemas contratuais. O mesmo foi substituído por um piloto fictício. Mas para alegria dos fãs, uma atualização foi lançada em seguida com a temporada 2000 completa.
Uma das grandes novidades de GP 3 foram as conversas de radio entre você e seu engenheiro. Além de avisar o momento exato das paradas nos boxes, ele também alerta sobre batidas na pista e sobre o desempenho do seu carro. Outra novidade são as condições climáticas do jogo, na qual se destaca a chuva durante as provas. Muito bem reproduzidas, é possível visualizar locais mais alagados do que outros além de iniciar uma prova com tempo seco e terminar com muita chuva.
Em relação aos gráficos, uma mudança não tão impactante dos cenários e carros. Apenas uma reformulação dos mesmos e a presença em massa das placas publicitárias exatamente aonde ficam posicionadas nos circuitos de verdade.
Os ajustes continuam bem funcionais, principalmente em uma pista molhada, na qual o seu carro necessita de modificações para ganhar aderência e velocidade em meio a muita água. Também é possível configurar o que será ajustado durante as paradas nos boxes, como combustível e pneus.
Todos esses elementos fazem com que GP 3 seja considerado até hoje um dos maiores simuladores de Formula 1 de todos os tempos, graças ao eficiente trabalho da MicroPose em manter os elementos de sucesso acrescentando as inovações necessárias.
GP 4
O úiltimo titulo da série foi lançado em 2002 e, ao contrario de seu antecessor, o titulo não teve o mesmo impacto. Talvez tenha sido pela poucas mudanças nos principais elementos do game fazendo com que o jogo seja considerado por muitos um GP 3 com belos gráficos.
Os gráficos são praticamente a única grande novidade de GP 4. Todos os circuitos receberam uma bela reformulação com suas particularidades bem reproduzidas. Os carros também receberam um belo retoque, até mesmo em seus patrocínios. E sobre os patrocínios, GP 4 cortou todas as propagandas de cigarro devido uma lei estipulada em diversos países na qual proibia a propaganda de tabaco em provas esportivas.
A chuva que foi uma grande novidade de GP 3 também apresentou melhorias, com direito a gotas e mais gotas nas câmeras durante os replays. Ainda sobre a parte visual, os carros receberam um belo acabamento e seus acidentes são muito bem reproduzidos com destroços e pedaços espalhados por toda a pista. Esses mesmos detritos podem lhe causar problemas caso você passe com a roda sobre eles.
Para felicidade dos fãs da série, os acertos mecânicos continuam eficientes como sempre. As alterações em seu carro são refletidas nas pistas, resta saber se voce conseguiu ou não uma boa produtividade nessas alterações. A dificuldade também continua balanceada, com a inteligência artificial de seus oponentes bem trabalhada.
GP 4 conseguiu agradar aos fãs da série, mas por outro lado não conseguiu fazer com que outros jogadores despertassem um interesse pelo game, uma vez que os game baseados na Formula 1 lancados para os consoles apresentam gráficos e jogabilidade melhor do que GP 4 para PCs.
Por Diego Borges
GP 1
A primeira versão da série GP foi lançada em 1992 pela MicroPose. Na época, a maioria dos jogos baseados na categoria eram desenvolvidos para os consoles e havia muita similaridade entre eles tanto pela jogablidade quanto pelos gráficos.
Quando GP chegou aos PCs, o impacto foi enorme, uma vez que o jogo foi o segundo (Indy 550 foi o primeiro) a apresentar gráficos 3D, além de excelentes reproduções dos circuitos de Fórmula 1. Devido a este fato, o game foi um dos pioneiros a proporcionar uma “corrida” em busca de um computador com uma boa configuração para rodar o jogo.
As inovações de GP foram o grande atrativo do game. Não somente os gráficos poligonais eram a novidade do jogo, os replays instantâneos também faziam um enorme sucesso. O game possibilitava soltar o diretor que existem em você e fazer belas tomadas de acidentes ou ultrapassagens durante as corridas. O que também agradava eram os ajustes dos carros, pois estes faziam uma enorme diferença no desempenho de sua máquina nas provas. Portanto se você entendia do assunto, levava vantagem contra seus adversários.
O que também impressionava em GP eram os detalhes aplicados no game. Além de milésimos de segundo decidirem uma corrida, os carros sofriam com desgaste dos pneus e ficavam mais leves conforme o combustível do seu tanque de gasolina diminuía. As paradas nos boxes poderiam ser programadas como no esporte de verdade e as estratégias de corrida funcionavam.
Mas como todo bom game GP teve os seus fiascos, o maior deles é a falta de licença da categoria que acarretou em carros genéricos com pilotos desconhecidos. Além disso, seus adversários eram pouco competitivos, portanto ganhar uma corrida largando nas ultimas filas não era uma tarefa tão complicada.
O jogo até hoje é lembrado com carinho, principalmente pelos fãs de Formula 1, que fazem questão de afirmar que GP foi um marco nos simuladores da categoria.
GP 2
Lançado em 1994, a continuação do clássico simulador de Formula 1 trouxe como grande novidade o licenciamento da categoria. Todos os atuais pilotos e equipes estavam a disposição para que pudessem ser escolhidos, exceto Ayrton Senna e Roland Ratzenberger (como forma de respeito, uma vez que os dois pilotos faleceram naquele ano).
Mas GP 2 não possuia apenas a licenca da FIA como novidade, um outro exemplo são os gráficos que foram muito bem reformulados e conseguiam passar uma sensação de realismo maior do que seu antecessor. Os diversos ângulos de câmera também era um atrativo aos fãs menos exigentes, pois a visão externa do carro era muito mais prática do que a visão de dentro do cockpit. Lógico que, devido as limitações tecnológicas da época, ainda estavam longe de serem proximos das pistas de verdade.
As famosas personalizações continuaram e foram aperfeiçoadas. A nova versão permitia desligar e ligar alguns ajustes automáticos como: controle de tração, freios e suspensão. Vale lembrar que hoje em dia praticamente todos os grandes jogos de corrida possuem estas opções.
Ainda sobre a parte mecânica do game, vale lembrar que GP 2 foi o primeiro game a adotar falhas mecânicas e outros problemas comuns aos carros de Fórmula 1 da época. Se você forçasse muito o motor, cambio ou até mesmo a suspensão, isso poderia acarretar em um problema ao longo da corrida, sendo necessário até mesmo abandonar a prova. Acha injusto? Diga isso aos fãs da categoria que adoraram esta idéia.
O grande problema de GP 2 é em relação a falta de uma bandeira preta para punir irregularidades durante as corridas. Você poderia simplesmente atirar seu carro contra seus adversários que não sofreria alguma punicao. E caso você resolvesse cortar caminho em alguma chicane ou em uma curva fechada, seu carro era “penalizado” com uma desaceleração por um determinado tempo.
O jogo não era tão pesado comparado ao seu antecessor e as máquinas da época, mas fez com que muita gente “turbinasse” suas máquinas para que pudessem ter um melhor rendimento gráfico no jogo.
GP 3
Até hoje é considerado o melhor game da série e muitos se atrevem a dizer que foi o melhor simulador de Formula 1 já desenvolvido. Isso é claro juntando a época em que foi lançado e o poder tecnológico do momento.
Apesar de ter sido lançado em 2000, o game traz a temporada de 1998 sem a presença de Villeneuve (campeão da temporada anterior) devido a problemas contratuais. O mesmo foi substituído por um piloto fictício. Mas para alegria dos fãs, uma atualização foi lançada em seguida com a temporada 2000 completa.
Uma das grandes novidades de GP 3 foram as conversas de radio entre você e seu engenheiro. Além de avisar o momento exato das paradas nos boxes, ele também alerta sobre batidas na pista e sobre o desempenho do seu carro. Outra novidade são as condições climáticas do jogo, na qual se destaca a chuva durante as provas. Muito bem reproduzidas, é possível visualizar locais mais alagados do que outros além de iniciar uma prova com tempo seco e terminar com muita chuva.
Em relação aos gráficos, uma mudança não tão impactante dos cenários e carros. Apenas uma reformulação dos mesmos e a presença em massa das placas publicitárias exatamente aonde ficam posicionadas nos circuitos de verdade.
Os ajustes continuam bem funcionais, principalmente em uma pista molhada, na qual o seu carro necessita de modificações para ganhar aderência e velocidade em meio a muita água. Também é possível configurar o que será ajustado durante as paradas nos boxes, como combustível e pneus.
Todos esses elementos fazem com que GP 3 seja considerado até hoje um dos maiores simuladores de Formula 1 de todos os tempos, graças ao eficiente trabalho da MicroPose em manter os elementos de sucesso acrescentando as inovações necessárias.
GP 4
O úiltimo titulo da série foi lançado em 2002 e, ao contrario de seu antecessor, o titulo não teve o mesmo impacto. Talvez tenha sido pela poucas mudanças nos principais elementos do game fazendo com que o jogo seja considerado por muitos um GP 3 com belos gráficos.
Os gráficos são praticamente a única grande novidade de GP 4. Todos os circuitos receberam uma bela reformulação com suas particularidades bem reproduzidas. Os carros também receberam um belo retoque, até mesmo em seus patrocínios. E sobre os patrocínios, GP 4 cortou todas as propagandas de cigarro devido uma lei estipulada em diversos países na qual proibia a propaganda de tabaco em provas esportivas.
A chuva que foi uma grande novidade de GP 3 também apresentou melhorias, com direito a gotas e mais gotas nas câmeras durante os replays. Ainda sobre a parte visual, os carros receberam um belo acabamento e seus acidentes são muito bem reproduzidos com destroços e pedaços espalhados por toda a pista. Esses mesmos detritos podem lhe causar problemas caso você passe com a roda sobre eles.
Para felicidade dos fãs da série, os acertos mecânicos continuam eficientes como sempre. As alterações em seu carro são refletidas nas pistas, resta saber se voce conseguiu ou não uma boa produtividade nessas alterações. A dificuldade também continua balanceada, com a inteligência artificial de seus oponentes bem trabalhada.
GP 4 conseguiu agradar aos fãs da série, mas por outro lado não conseguiu fazer com que outros jogadores despertassem um interesse pelo game, uma vez que os game baseados na Formula 1 lancados para os consoles apresentam gráficos e jogabilidade melhor do que GP 4 para PCs.
Por Diego Borges
Última edição por MMoraes em 17/11/10, 08:47 am, editado 1 vez(es)