Longo. Do tamanho da corrida
Bem, pra compensar as outras semanas sem correr, resolvi dar todo gás esta semana. Vim desde a quarta-feira treinando bastante e caprichando no setup do carro, tanto pra volta rápida quanto pra longos trechos. Consegui um setup voador pro qualy e, pra corrida, um que fosse excelente pra pneus R3 e que conseguisse segurar a onda do aquecimento dos R2 nos trechos longos... blza, fomos pra prova. Sabia que tinha boas chances, dado o lastro dos caras mais rápidos, principalmente Thiago Carvalho, líder do campéh.
Q1 - uma volta de segurança e uma volta arriscada, consegui 58 baixos.
Q2 - com só 10min pra classificar, sabia que não podia arriscar. 58 médios, pra me garantir entre os 10 primeiros, e resolvi descansar e ficar observando. Eis que aparece alguém e rouba a pole (n sei se foi o Araújo ou o Bessa), já não dava mais tempo de tirar! ehhe. Mas o q importa era estar na superpole.
Q3 - Duas tentativas bem sucedidas e, assim como no Q1, 58 baixos. Fiquei na expectativa, vendo Bessa e Araújo no final quase conseguindo roubar a pole, mas não conseguiram.
Corrida 1 : como eu estava com meu carro mto bom de curva mas mais lento de reta, já sabia que o começo da corrida seria complicado, já que poderia receber ataque e depois ficar difícil de ultrapassar (essa pista parece q foi feita pelo Hermann Tilke!). Como os pneus bons pra segurar temperatura por um trecho curto eram os R3, foi com eles que eu parti, decidido a só trocar pelos R2 no final da corrida.
De cara recebi o ataque do Araújo, que se colocou ao meu lado logo no cotovelo. Tracionando juntos, dividimos a reta seguinte, e depois a outra sequencia de curvas.
No curvão, ele se colocou do meu lado, por dentro, e conseguiu finalizar a ultrapassagem, mas deu uma espalhada, de repente deram uns lags na minha dela (carro dele pulando de um lado pra outro) e de repente um toque no meu carro e o carro dele estava na grama.
Daí em diante, à medida que os pneus chegavam à temperatura ideal e eu fui abrindo do resto do pelotão, que estava atrás disputando posições, a prova ficou mais tranquila.
E aí finalmente veio a vitória que há tanto tempo eu buscava. Acabou que, como falou o Thiago Carvalho, foi uma corrida tranquila, mas.... essa pista é traiçoeira, vc sempre anda no fio da navalha. Tive sorte de n ter tido nenhum incidente, e os treinamentos em trechos longos ajudaram a condicionar, pq durante os treinos eu tava errendo demais.
Corrida 2 : Saí com uma estratégia diferente dos demais: tanque cheio, pra fazer um trecho beeeeeeeeeem longo (pelo menos 23 voltas, conforme planejado) e sair de R2. Isso mesmo, R2, enquanto tavam praticamente todos de R3. No começo eles esquentam, mas depois voltam à temperatura ideal.
Resolvi arriscar porque, com o grid invertido, eu largaria do meio do pelotão mesmo e, como é uma pista de difícil ultrapassagem, então seria melhor aproveitar pra dar o bote depois que a turma parasse pra trocar, e especialmente no último trecho, com pneu R3 na temperatura ideal, ao invés do resto do pessoal com R2 superaquecido.
Largada, com carro ruim de reta e pesadão (tanque cheio!), já fui recebendo ataque de todos os lados antes do primeiro cotovelo. Fui deixando a turma passar e tentar sair limpo de qualquer toque, já que sabia que a corrida seria looooooooonga. Mas ñ adiantou muito não, no cotovelo a turma já se embolou toda. Tive que estacionar o carro e esperar o engavetamento se abrir, ainda tomando umas pancadinhas de leve do lado e na traseira =) . Enfim, daí foi seguir pra uma corrida de recuperação, tentar pegar a turma da ponta que conseguiu se safar e tava láááá na frenteeee...
Então, fui tentando chegar nos demais. Um toca no muro aqui, outro roda acolá, e fui ganhando umas posições de bandeja. Mas eis que encontro o Thiago Carvalho pela frente. A essa altura meus pneus R2 já estavam mto quentes e Thiago foi se mantendo em posição defensiva. Mto difícil ultrapassar... mas consegui. Aí fui ultrapassar outro piloto, não lembro quem, que estava mais à frente, quando coloquei de lado ele pôs uma das rodas na grama, traseirou e veio pro meu lado... MIFU!... panca, saio da pista, trombo no muro e volto.... Thiago ultrapassa de novo.
Nesse momento, com suspensão meio avariada e pneus totalmente superaquecidos, ficou impossível de ultrapassar, perdia o grip total assim que me aprovimava dele. Acho que passei no mínimo umas 5 voltas atrás dele, alternando entre me aproximar e dar umas barrigadas em curvas assim que colava nele. Nesse momento, eu devia estar fazendo uma média de 2:03 por volta, enquanto o Araújo, que tava lá na ponta, tava abrindo coisa de 1 a 2s por volta.
Acho que só lá pela 10ª volta, que foi quando os meus R2 começaram a sair do sobreaquecimento e que o tanque foi começando a baixar, foi que eu consegui começar a partir pro ataque em cima do Thiago. Que só consegui ultrapassar a muito custo, arriscando um lado-a-lado com ele no curvão. Mas deu td certo e finalmente consegui passar =)
Daí pra frente, meu carrito foi ficando cada vez mais rápido. Mais ou menos na metade da corrida, o Araújo devia estar a uns 19 ou 20s do meu carro, e pouco a pouco o pessoal ia parando nos boxes. Aos poucos, de lá pelo 5° lugar, fui consolidando ao menos um pódio com aquele 'stint' mais longo. Lá pela volta 18, meu carro tava com a temperatura quase ideal, o tanque descendo, ficando *muito* rápido.... Nesse momento, eu já tava começando a virar muito rápido, coisa de 58 altos, e tirando tempo do Araújo, que ainda assim tava num ritmo muito forte, praticamente mantendo a diferença.... Eis que o Araújo vai pros boxes lá pela volta 20..... E foi justo aí que meu carro virou um avião, temperatura ideal e tanque vazio, tava MUITO rápido, e resolvi atochar o pé, em ritmo de classificação.... Vi que tinha uma esperança de tentar chegar nele até o fim da prova e cheguei até mesmo a fazer acho q foi 1:58.15s em corrida...
Parei nos boxes acho que na volta 24, com a certeza de que tinha tirado bastante tempo, apesar de ter dado uma erradinha justo na volta de parada (traseirada, enquanto verificando estratégia de pit no F12, ehauhaeuhae), que deve ter me tomado aprox 1,5s, que poderiam ser cruciais pra alcançá-lo até o fim da corrida.. mas, enfim, bola pra frente.
Quando voltei pra pista que fui ver a diferença nas marcações, eu tava a 6,8s dele! ESPERANÇA! Atolei o pé direito e fui pro ataque... Eu sabia que ele estaria de R2 e que logo logo começaria a ter problema com esses pneus, e eu poderia ser bem agressivo com esses R3, inclusive nas freadas pra eventualmente tentar ultrapassá-lo.
Dito e certo, logo logo meus pneus R3 atingiram a temperatura ideal, e os dele certamente sobreaquecerem, que eu comecei a tirar tempo.... tava tirando uma média de 1 a 1,5s por volta, faltando 5 voltas pro final, o carro dele a 5s do meu! Era a BVR me gritando no pé do ouvido pra eu alcançá-lo e eu dizendo: "BVR, I'M PUSHING LIKE HELL!" (zoeira, frase do Trulli, heheh). E aí consegui finalmente chegar no Araújo, na última volta, faltando apenas uma meia dúzia de curvas pro final! Foi emocionante! =D
Saí do curvão mto próximo dele, disposto a colar no trecho de alta pra pegá-lo na freada do miolo..... Vim na reta aproveitando o vácuo... Chegando na curva que antecede a freada, meu objetivo era pegar o vácuo colado naquela curva tracionando melhor, puxar de lado no trechinho de reta e atrasar a freada na curva seguinte.
Mas não é que o maldito lag atrapalhou de novo? O carro dele, que pra mim aparecia no meio da curva, de repente apareceu do lado de dentro (onde eu tava), e a pancada foi inevitável. De repente nós 2 fora da pista, eu na caixa de brita, eu só fazia xingar e pular pra ver se o carro saía de lá. E imaginando que o Araújo deveria estar me achando o maior fdp do mundo por ser a segunda batida que o prejudicaria.
Mas felizmente ele conseguiu sair logo da zona de perigo e ir pra terminar em primeiro.
Eu tb felizmente consegui sair da maldita brita, apesar de ter perdido meio minuto na tarefa, ehauheauh. Infelizmente não consegui ultrapassá-lo, mas tive MUITA sorte de não ver minha corrida acabar ali, e mais ainda de Thiago, que vinha babando pela posição, conseguir me passar. Saí da brita pra terminar em 2°. Eu tava determinado a pegar esse 1° lugar, mas, enfim, um 2° até que ficou de ótimo tamanho diante de uma corrida tão problemática.
E o Araújo bem que mereceu, diante do prob q ele teve na 1ª corrida, sei q ele no mínimo seria uma mosca na sopa mto difícil de digerir na primeira bateria estando na minha frente, rápido do jeito q estava, se defendendo nessa pista, q não é nada fácil de ultrapassar.