OS SEGREDOS DO OVAL
Guiar em um oval de alta velocidade é muito diferente de corridas em circuitos mistos. Guiar um F08 requer bastante percepção e treino. O F08 é um carro “nervoso” e suas características principais estão nas desacelerações e acelerações. Por se tratar de um monoposto, suas rodas ficam expostas e isso é fatal em um toque com velocidade superior a 200 km. Em um oval não se pode errar: se a traseira do seu carro escapar numa derrapagem, você está em maus lençóis. Na verdade, há pouca ou nenhuma chance de recuperar o controle. Sentir os limites do carro e da pista em um oval é muito mais difícil que numa pista normal.
Para começar, você tem que regular o carro para que ele saia de frente. As rodas dianteiras devem escapar antes das traseiras, exatamente o contrário do que se quer em um circuito misto. Nos ovais, você regula o carro pensando na dianteira, enquanto normalmente se preocuparia mais com as rodas de trás. Na curva mais rápida do mundo GRIDLFS, você pode sair de traseira e ainda terá uma boa chance de corrigir o carro. Em um oval, tentar fazer isto é querer se incomodar.
Pilotar um carro num oval pode parecer fácil, mas não é. Quando você entra numa curva, tem que virar o volante com cuidado. Se precisar tirar o pé do acelerador, ou usar os freios, tem que ser muito mais cuidadoso do que numa pista comum. Tudo o que você faz provoca uma reação muito mais rápida que o normal, porque as velocidades são muito maiores, de modo que tem de tentar minimizar estas reações.
Quando você vira o volante num oval, e as rodas da frente começam a escorregar no ponto de tangência da curva, você atinge o limite. A partir daí, pode começar a mexer nos aerofólios com muito cuidado, para conseguir um comportamento mais neutro do carro. Quando conseguir fazer o carro sair só um bocadinho de frente, verá que sua velocidade vai aumentar, e que poderá usar mais potência. Você precisa chegar ao ponto em que estará fazendo a curva com o pé no fundo, ou quase, com o carro deslizando de lado nas quatro rodas, numa bela derrapagem controlada. Para chegar a uma situação dessas, é preciso aumentar a velocidade na pista devagar e tomando muito cuidado.
MUITO TREINO
Entenda que é preciso se dar conta de que as coisas que se experimenta num oval são muito diferentes das que se encontra em qualquer outro lugar do mundo. Quando se está começando a aprender o estilo diferente, é a técnica necessária para guiar num oval, já é muito andar numa velocidade competitiva ao redor da pista sozinho. Depois você vai passar para o segundo estágio que é andar no meio dos outros carros, usar o vácuo, ultrapassar, lidar com uma turbulência violenta, tudo isso muito próximo de outros carros e fazendo as curvas numa velocidade altíssima.
A primeira a observar andando no trafego nos ovais é o respeito que os outros pilotos tem com a sua trajetória nas curvas. Nas grandes speedways, você tem de ser muito menos agressivo que o normal, devido à alta velocidade. Antes de dirigir de forma agressiva é preciso estar acostumado com que se está fazendo, o que é extremamente importante quando você está lutando por posições e ultrapassando outros carros. É preciso respeitar a trajetória dos outros. Não é possível chegar numa curva a 290, 300 km/h e cortar a frente de outro piloto. Você precisa ter idéia de quanto está se beneficiando do vácuo do carro que está na sua frente, de modo que possa saber exatamente onde vai sair fora e ultrapassá-lo.
Será possível passar antes que ele entre na curva? Quando o piloto que você está ultrapassando está empenhado em fazer uma curva num oval, não tente intimidá-lo. Ele não pode errar e você também não. O resultado de uma tentativa de intimidação provavelmente será um acidente muito sério. Não é como uma pista normal, onde pode-se entrar na curva por dentro dos adversários até o ponto da tangência. Numa velocidade mais baixa, em pistas mistas, pode-se tentar forçar o adversário a tirar o pé, pressionando até o último momento, porque ele sempre terá espaço e uma margem segura de erro. Em um oval, você tem de respeitar a trajetória dos outros pilotos nas curvas.
É muito importante, nos ovais, sair das curvas a velocidade máxima. Se você estiver andando atrás de outro carro, tentando ultrapassá-lo, e o equilíbrio aerodinâmico estiver prejudicado pela turbulência, pode sair de frente ou de traseira nas curvas. Isto pode forçá-lo a aliviar um pouco o acelerador.
Se quiser ultrapassar alguém, precisa sair da curva a velocidade máxima. Às vezes, é preciso sacrificar um pouco a velocidade ao entrar na curva, para poder acelerar antes e sair dela com mais velocidade. Desta maneira, você será capaz de ultrapassar alguém que esteja duelando com você, ou então defender melhor sua posição. Está é uma técnica que também se usa em circuitos mistos, mas neles é muito menos importante que nos ovais.
Para ultrapassar em um oval, e preciso seguir o carro que está à sua frente bem de perto, mesmo no ponto mais lento das curvas, e é difícil sentir-se a vontade andando no vácuo de outro carro a esta velocidade. Quando se anda atrás de dois ou três carros numa destas pistas, a turbulência vai tornar o ar que passa pelas asas do seu carro tão "sujo" que elas não vão trabalhar como seria normal.
Só manter o carro andando junto com o grupo já é uma tarefa difícil, porque você tem de fazer as curvas junto com eles. Se não fizer, eles vão embora e você fica para trás.
GUIA PARA OS CIRCUITOS OVAIS.
É importante que você tenha em mente que não existe um setup mágico, que fará você bater qualquer recorde facilmente. Nenhum setup é perfeito, e muitas vezes um bom setup para uma pessoa não é tão bom para outra, isso porque cada um tem um estilo próprio de pilotagem.
Procure fazer um bom setup para o seu estilo. Não se preocupe se você não conseguiu fazer um bom setup, porque você não vai sair fazendo bons setups de uma hora para outra, é preciso praticar para isso.
Guiar em um oval de alta velocidade é muito diferente de corridas em circuitos mistos. Guiar um F08 requer bastante percepção e treino. O F08 é um carro “nervoso” e suas características principais estão nas desacelerações e acelerações. Por se tratar de um monoposto, suas rodas ficam expostas e isso é fatal em um toque com velocidade superior a 200 km. Em um oval não se pode errar: se a traseira do seu carro escapar numa derrapagem, você está em maus lençóis. Na verdade, há pouca ou nenhuma chance de recuperar o controle. Sentir os limites do carro e da pista em um oval é muito mais difícil que numa pista normal.
Para começar, você tem que regular o carro para que ele saia de frente. As rodas dianteiras devem escapar antes das traseiras, exatamente o contrário do que se quer em um circuito misto. Nos ovais, você regula o carro pensando na dianteira, enquanto normalmente se preocuparia mais com as rodas de trás. Na curva mais rápida do mundo GRIDLFS, você pode sair de traseira e ainda terá uma boa chance de corrigir o carro. Em um oval, tentar fazer isto é querer se incomodar.
Pilotar um carro num oval pode parecer fácil, mas não é. Quando você entra numa curva, tem que virar o volante com cuidado. Se precisar tirar o pé do acelerador, ou usar os freios, tem que ser muito mais cuidadoso do que numa pista comum. Tudo o que você faz provoca uma reação muito mais rápida que o normal, porque as velocidades são muito maiores, de modo que tem de tentar minimizar estas reações.
Quando você vira o volante num oval, e as rodas da frente começam a escorregar no ponto de tangência da curva, você atinge o limite. A partir daí, pode começar a mexer nos aerofólios com muito cuidado, para conseguir um comportamento mais neutro do carro. Quando conseguir fazer o carro sair só um bocadinho de frente, verá que sua velocidade vai aumentar, e que poderá usar mais potência. Você precisa chegar ao ponto em que estará fazendo a curva com o pé no fundo, ou quase, com o carro deslizando de lado nas quatro rodas, numa bela derrapagem controlada. Para chegar a uma situação dessas, é preciso aumentar a velocidade na pista devagar e tomando muito cuidado.
MUITO TREINO
Entenda que é preciso se dar conta de que as coisas que se experimenta num oval são muito diferentes das que se encontra em qualquer outro lugar do mundo. Quando se está começando a aprender o estilo diferente, é a técnica necessária para guiar num oval, já é muito andar numa velocidade competitiva ao redor da pista sozinho. Depois você vai passar para o segundo estágio que é andar no meio dos outros carros, usar o vácuo, ultrapassar, lidar com uma turbulência violenta, tudo isso muito próximo de outros carros e fazendo as curvas numa velocidade altíssima.
A primeira a observar andando no trafego nos ovais é o respeito que os outros pilotos tem com a sua trajetória nas curvas. Nas grandes speedways, você tem de ser muito menos agressivo que o normal, devido à alta velocidade. Antes de dirigir de forma agressiva é preciso estar acostumado com que se está fazendo, o que é extremamente importante quando você está lutando por posições e ultrapassando outros carros. É preciso respeitar a trajetória dos outros. Não é possível chegar numa curva a 290, 300 km/h e cortar a frente de outro piloto. Você precisa ter idéia de quanto está se beneficiando do vácuo do carro que está na sua frente, de modo que possa saber exatamente onde vai sair fora e ultrapassá-lo.
Será possível passar antes que ele entre na curva? Quando o piloto que você está ultrapassando está empenhado em fazer uma curva num oval, não tente intimidá-lo. Ele não pode errar e você também não. O resultado de uma tentativa de intimidação provavelmente será um acidente muito sério. Não é como uma pista normal, onde pode-se entrar na curva por dentro dos adversários até o ponto da tangência. Numa velocidade mais baixa, em pistas mistas, pode-se tentar forçar o adversário a tirar o pé, pressionando até o último momento, porque ele sempre terá espaço e uma margem segura de erro. Em um oval, você tem de respeitar a trajetória dos outros pilotos nas curvas.
É muito importante, nos ovais, sair das curvas a velocidade máxima. Se você estiver andando atrás de outro carro, tentando ultrapassá-lo, e o equilíbrio aerodinâmico estiver prejudicado pela turbulência, pode sair de frente ou de traseira nas curvas. Isto pode forçá-lo a aliviar um pouco o acelerador.
Se quiser ultrapassar alguém, precisa sair da curva a velocidade máxima. Às vezes, é preciso sacrificar um pouco a velocidade ao entrar na curva, para poder acelerar antes e sair dela com mais velocidade. Desta maneira, você será capaz de ultrapassar alguém que esteja duelando com você, ou então defender melhor sua posição. Está é uma técnica que também se usa em circuitos mistos, mas neles é muito menos importante que nos ovais.
Para ultrapassar em um oval, e preciso seguir o carro que está à sua frente bem de perto, mesmo no ponto mais lento das curvas, e é difícil sentir-se a vontade andando no vácuo de outro carro a esta velocidade. Quando se anda atrás de dois ou três carros numa destas pistas, a turbulência vai tornar o ar que passa pelas asas do seu carro tão "sujo" que elas não vão trabalhar como seria normal.
Só manter o carro andando junto com o grupo já é uma tarefa difícil, porque você tem de fazer as curvas junto com eles. Se não fizer, eles vão embora e você fica para trás.
GUIA PARA OS CIRCUITOS OVAIS.
É importante que você tenha em mente que não existe um setup mágico, que fará você bater qualquer recorde facilmente. Nenhum setup é perfeito, e muitas vezes um bom setup para uma pessoa não é tão bom para outra, isso porque cada um tem um estilo próprio de pilotagem.
Procure fazer um bom setup para o seu estilo. Não se preocupe se você não conseguiu fazer um bom setup, porque você não vai sair fazendo bons setups de uma hora para outra, é preciso praticar para isso.